Páginas

segunda-feira, março 06, 2006

Quadrinhos sempre foram um grande meio de divulgar idéias, combater preconceitos, mostrar realidades, além de, claro, servir de escapismo de nosso dia-a-dia e nos divertir muito. Bem graças aos céu, nos últimos anos os quadrinhos estão sendo mais valorizados como instrumento de educação e cada vez mais surgem temas importantes enfocados de modo atrativo para as crianças e mesmo para adultos nesse nosso pais de semi-alfabetizados (quem diz não sou eu é o INAF).
A revistinha ao lado criada pelos biólogos Karina Acero/Milton Moraes e desenhada por Bruno Eschenazi, pretende divulgar informações sobre a Hanseníase (antigamente conhecida por lepra) doença que atinge cerca de 50 mil pessoas por ano no Brasil.

Por enquanto a revista só está sendo trabalhada em escolas do Rio de janeiro como parte da dissertação de mestrado da Karina, mas espera-se que em breve (tavez a partir de abril) a revista possa ser distribuída em escolas e bibliotecas numa versão melhorada. Mas enquanto isso... Você pode baixar a versão em pdf da revista aqui.

A HQ Uma viagem fantástica com Micobac conta as aventuras de duas crianças em uma viagem pelo corpo humano acompanhados de ninguem mais do que a própria bactéria que causa a doença (apelidada de Micobac) mostrando às crianças o que acontece com o corpo da pessoa atacada pela doença e ensina como prevenir e combatê-la.

Veja mais: Ciência Hoje das crianças.

Nenhum comentário: