Páginas

sexta-feira, março 24, 2006

Curtas nacionais e outras "bobagens"


Gosta de filmes interessantes, divertidos e instingantes?
Dê uma passadinha no Porta curtas Petrobrás.
Há muita coisa interessante e descobrí-las é, com certeza, uma boa diversão; o site é totalmente dedicado a produção nacional de curtas-metragem e onde podem ser vistos vários trabalhos que não alcançam a grande mídia, mas possuem uma qualidade excelente, são documentários, filmes de ação, drama, animações, ficção, etc.
Dê um pulinho até lá e veja que temos muita coisa boa pra mostrar e que poderia haver maior penetração do cinema nacional de qualidade se houvessem mais investimentos ou se ao menos os poucos investimentos não ficassem tão centrados nas mãos de alguns poucos.
Falando em cinema, eu não consigo entender como um país em que uma rede de TV consegue realizar mini-séries de uma grandiosidade e qualidade técnica e cenografica incomparávelmente bem feitas e ainda assim ter tão uma produção cinematográfica tão pouco expressiva nas salas de exibição. Podemos não superar Hollywood onde os investimentos são astronômicos (e é mais fácil lucrar com investimentos certos do que inovar criando uma industria de cinema), mas com certeza podemos nos igualar no mínimo as produções européias que conseguem penetração internacional e que tem uma qualidade artística muito boa. No fundo a verdade que precisa ser dita é:
Nós não investimos em cultura.
basta olhar aqui mesmo na América latina, onde vizinhos nossos como a Argentina conseguem manter uma tradição cultural e artística valorizada mesmo nos períodos de crise.
Quer um exemplo? dá uma olhadinha na produção de HQ nacional de lá...

Nenhum comentário: