Páginas

sexta-feira, março 31, 2006

Flora brasileira

Em 1817 um grupo de exploradores, cientistas, naturalistas e artistas vindos da Europa, sob comando do médico e botânico alemão Carl Friedrich Phillip von Martius (ufa!) viajou o Brasil com o intuito de reunir 20 mil amostras de exemplares de nossa fauna. O resultado após três anos de expedição passando pela Amazônia, Mata Atlântica, cerrado e caatinga, foi o livro Flora brasiliensis, considerado até hoje o mais importante catálogo sobre as nossas plantas e flores.

O livro, que apesar da óbvia importância biológica e ambiental (até mesmo no combate a pirataria, pois pode ajudar a provar a origem brasileira de certas plantas hoje contrabandeadas mundo afora), somente podia ser consultado em algumas bibliotecas e ainda assim após muita burocracia; agora finalmente ganha a sua versão eletrônica, podendo ser consultado gratuitamente na internet, graças a um amplo projeto que envolve o jardim botânico do Missouri, o departamento de biologia da UNICAMP e CRIA (Centro de referencia em informação ambiental).

Esperemos que agora mais pessoas possam ter acesso a tão preciosa informação através dessa importantíssima ferramenta, que pode ser extremamente útil na defesa de nossa tão castigada fauna. AQUI o link do projeto.
Postar um comentário