Páginas

sexta-feira, março 03, 2006

Cambito e sua turma


Você já conhece o Cambito??
É claro que sim. Ele é aquele menino com uma touca enfiada até o nariz que aparece em algumas vinhetas do canal do Plim Plim, protagonizando mensagens que a princípio parecem uma coisa terrível, mas que no final se revelam maravilhosas. Como a que ele aparece nas sombras com algo semelhante a um cigarro (de maconha) nos lábios, mas quando a iluminação surge o mostra tentando retirar a tampa de uma canetinha para escrever. Numa clara alusão ao fato de que mesmo quando a situação parece ruim, sempre pode melhorar.
O Cambito foi criado em 2001, já como um personagem de cunho social, pelas mãos de Otávio Rios, para uma campanha do Viva Rio. O Cambito acabou ganhando seu próprio "saite" no qual é possível conhecer de modo lúdico e bem leve a vida das crianças na favela, o site tem um forte conteúdo social e é bastante atrativo, principalmente para as crianças, mais sem concessões simplistas tentando maquiar a realizadade social das comunidades pobres, mostrando inclusive um dos personagens (vaporzinho) que tem envolvimento com o tráfico de drogas no morro, nos dizeres do criador "Não adianta esconder ou mostrar o traficante como um "monstro".
As crianças da comunidade jogam bola, e são amigas, de crianças que estão se envolvendo com o tráfico. Agora, eu deixo bem claro, que esse não é o caminho." O site vale mais do que uma visita. Deixe-o nos favoritos, veja os filmes em flash, os passatempos,etc. em CAMBITO.
Breve coloco aqui o download de uma HQ com a turma do Cambito numa campanha contra o fumo. A estória estádisponível no site também,

Um comentário:

Anônimo disse...

Estaremos aguardando o download da HQ com a turma do cambito na campanha contra o fumo.

Muito legal seu blog.