Páginas

sexta-feira, maio 26, 2006

Meu Saci e links: cultura


Ainda outro dia eu possuia um Saci, isso mesmo, um pequeno saci; esse bichinho traquinas que costuma dar nó em rabo de cavalo e esconder as ferramentas de trabalho, que é doido por um cachimbo e vive com um pano vermelho na cabeça nua de pelos; peguei-o quando ainda era um menino e ele apenas um filhote, eu estava de férias na casa de minha vó Alice (já falecida), no interior do estado, saíamos eu, meu irmão e alguns primos a andar pela mata já escassa que cercava a cidade (sinais do progresso chegando, mas que nunca veio realmente) e íamos a nos banhar no rio ou numa bica construída ainda nos tempo do Império para tal fim, a bica urbanizada, tinha duas divisões: a primeira era destinada as mulheres, que pelo que contavam minhas primas, tomavam banho vestidas de camisolão; e a outra dos homens, todos irremediavelmente nus. Era um lugar especial na cidade, os homens ali discutiam "a política" e traçavam seus planos para a cidade, das mulheres nunca soube sobre o que conversavam; hoje a velha bica não existe mais, ou melhor, existe, mas tornou-se um lugar de encontro de viciados em drogas e outros assemelhados. Mas voltando ao saci. Um dia voltávamos do rio e repentinamente ficamos perdidos sem que a trilha onde pássavamos sempre e a qual conhecíamos bem pudesse ser encontrada, após duas horas caminhando mata adentro sem encontrar um único ponto de referência, começamos a ficar desesperados e sentamos pensando no que fazer; foi quando lembrei das histórias que vó Rita contava, ela também já morara por aquelas matas e conhecia bem a região, lembrei que um dos primos "já tinha idade para fumar" e lhe perguntei se carregava algum fumo com, diante de sua afirmativa, peguei o pedaço de fumo e o coloquei em uma pedra redonda a sombra de uma pequena mangueira e gritei bem alto "pode vir buscar que seu presente está aqui" e logo em seguida caminhamos um pouco e eu pude avistar a trilha que o tempo todo estava bem ao nosso lado; um de meus primos espantado perguntou se fora o curupira, "deve ter sido" respondi e propus voltarmos para ver, eles se persignaram e disseram que iam esperar na trilha onde era mais seguro, voltei sozinho e lá o encontrei, não o curupira esperado, mas um pequeno saci, ainda filhote, estrebuchando-se no chão, eu havia feito um corte em forma de cruz no pedaço de fumo e o benzido, o saci inexperiente não havia persebido o logro e tentou mascar o fumo. Levei-o para casa e tratei dele as escondidas por anos, mas com o nascimento dos meus filhos passei a ter menos tempo para ele e resolvi soltá-lo de volta na mata, mas ele havia perdido os instintos e acabou voltando para cidade, me escreveu recentemente dizendo que está fazendo papel num programa de TV para crianças. Estou todo orgulhoso.

Mais sobre Sacis?

Associação Nacional de Criadores de Sacis


clique na figura para acessar o Jangada Brasil

A Jangada Brasil é uma revista eletrônica que pretende registrar e divulgar a cultura popular brasileira através do resgate de antigas brincadeiras infantis, cantigas de roda, provérbios e adivinhas entre outras formas de expressão. A revista conta com sessões dedicadas a downloads de letras e cifras de cantigas de tradição oral e infantis, resgatar velhas brincadeiras de criança, personagens miticos brasileiros, comidas, etc; sendo uma excelente referencia material para professores em busca de suportes para suas aulas. Todo o conteúdo do site é disponibilizado gratuitamente (o site se mantêm a base de doações de usuários) e é uma extraordinária maneira de valorização e difusão da cultura nacional.Visite obrigatoriamente.

Outros sites interessantes:

Cia Folclórica do rio de Janeiro

Projeto memória

Crearte Editora: inquérito sobre sacis

Agenda do samba e do chôro

Nenhum comentário: