Páginas

terça-feira, abril 25, 2006

Crimes na internet - denuncie

A SaferNet Brasil é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que reúne cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito com a missão de promover o uso seguro das Tecnologias da Informação e Comunicação, e criar as condições necessárias para garantir a efetiva proteção dos Direitos Humanos na Sociedade da Informação, além de contribuir para uma cultura de responsabilidade e habilitar crianças, jovens e adultos para construírem relações sociais saudáveis e seguras através do uso adequado das tecnologias.

Através da Central Nacional de Denúncias, a SaferNet Brasil oferece à sociedade brasileira e a comunidade internacional, um serviço anônimo de recebimento, processamento, encaminhamento e acompanhamento das denúncias enviadas sobre qualquer crime de violação aos Direitos Humanos perpetrado através da Internet, tudo dentro dos mais rígidos padrões técnicos e operacionais, fixados pelos organismos de padronização e certificação internacionais.

Testemunhou um crime na net? denuncie clicando no banner da coluna ao lado.

Infelizmente a internet, como erade se esperar, se tornou umcampo fértil para a prática de crimes, desde a venda de drogas até a pedofilia, passando pela estimulação ao suicídio e o racismo. Devemos ter cuidado ao frequentar determinados espaços e estar sempre atentos ao que nossos filhos fazem em frente ao computador; como já disse antes aqui, não é uma questão de invadir a privacidade dos filhos ou colocá-los em eterna vigilância, mas procurar tornar-se mais do que pai ou mãe, tornar-se amigo, orientar e estar sempre atento a sinais que indiquem comportamentos estranhos e repentinos.

algumas comunidades do Orkut (maior site de relacionamentosdo Brasil, que embora sediado nos EUA tem 71% dos seus usuários cadastrados aqui) vêm sendo investigadas pelos Ministério Público Federal por práticas criminosas. Infelizmente como os arquivos dos usuários ficam guardados nos EUA, ainda hádificuldades para identificar a todos, mas algumas páginas vêm sendo tiradas do ar e seus membros investigados.

O Google, que administra as páginas do Orkut disse estar desenvolvendo filtros para detectar tais páginas e removê-las automaticamente.

Para saber mais: Aqui - Aqui - Aqui

Nenhum comentário: