Páginas

terça-feira, março 06, 2007

Villa Lobos - 120 anos de música

Esta semana comemoram-se 120 os anos do nascimento de Villa-Lobos, o maior compositor clássico brasileiro, que deu à música de orquestra uma identidade totalmente nacional através de um estilo musical influenciado pelos diversos ritmos cantados e tocados por todo Brasil, desde o choro a sons da natureza, passando antes por aboios e cantigas nordestinas.

Villa-Lobos nasceu carioca, a 05 de março de 1887, mas tornou-se cidadão do mundo ao percorrer o país em busca de sua identidade musical e depois mostrá-la ao resto do planeta, tornando-se admirado e querido por diversos povos. Foi também um educador, que procurou através da musica levar dignidade e esperança aos jovens. Organizou ao longo de sua vida diversos concertos orfeônicos que chegaram a reunir até 40 mil jovens; morreu em 1959, vítima de câncer. Entre suas obras mais famosas estão "As Bachianas", série de nove peças musicais compostas em homenagem à obra do compositor Sebastian Bach, a quem admirava.


Clique AQUI e saiba mais sobre esse importantíssimo representante de nossa história.

Villa-Lobos, uma vida uma paixão - o filme protagonizado por Antonio Fagundes e Marcos Palmeira (ambos no papel do protagonista), é dirigido por Zelito Viana (que é irmão de Chico Anísio e pai de Palmeira) e mostra através de flashbachs a vida do maestro, passando pela violência do pai, fracasso de seu primeiro casamento e sua esterilidade, fazendo um retrato

Clique AQUI para fazer o download dessa HQ que homenageia o maestro Villa Lobos. A historinha faz parte da série "você sabia?" que saiu ainda pela editora Globo; de maneira bem simples a vida de Villa Lobos é mostrada e pode servir como introdução para um maior aprofundamento do tema com os alunos em sala de aula. Recomendo àqueles professores que tiverem possibilidade, que imprimam em transparência ou projetem a historinha em "datashow" e discutam o tema com os alunos.


Technorati : ,

Nenhum comentário: