Páginas

sábado, março 10, 2007

Vá passear... no cemitério!


Igreja do Campo Santo


Você já pensou em ir passear no cemitério? Pois esse é uma das novas atrações turísticas de Salvador. O Cemitério do Campo Santo localizado no bairo da Federação, fundado em meiados do século XIX e considerado um dos mais bonitos da América Latina, passou a intergrar o roteiro turístico da cidade, contando com a presença de guias que acompanham os visitantes em um roteiro no qual serão visitados os túmulos de algumas das mais importantes personalidades baianas, a exemplo de Castro Alves, Otávio Mangabeira ou Góes Calmon, o que possibilita uma verdadeira aula de história ao ar livre. Além disso, o Campo Santo dispõe de inúmeras obras ( são mais de 200 ao longo da 27 quadras) de valor artístico e cultural muito grande, tais como esculturas de Mário Cravo Junior e do alemão Johan von Halbig (autor da estátua da fé - uma magnífica figura esculpida numa peça única de mármore de carrara e que se encontra tombada pelo patrimônio histórico).


Os circuitos deverão levar o visitante a um passeio ao passado através da exploração dos aspectos arquitetônicos dos mausóleus em estilos clássico, gótico e barroco. Destacando também o aspecto social que permeia o cemitério não apenas como um lugar de tristeza, mas também de reencontro de pessoas, mostrando a dinâmica que envolve o lugar. Para isso o cemitério sofreu uma reforma, ou melhor, uma demarcação do roteiro, com placas explicativas e piso diferenciado no trajeto, além de um totem de aúdio. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sábado da 09h00 às 17h00 e aos domingos de 13h00 às 17h00. Se optar por uma visita monitorada pelos guias, o visitante paga uma taxa de R$ 5.00 e recebe um livreto de informações. O Campo Santo é administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia.


Estátua da Fé


Vale lembar que visitas a cemitérios são comuns nos países da Europa, havendo alguns que se destacam pela beleza e fama alcançada como o Pere-Lachaise, situado na França e que você pode visitar virtualmente clicando no link.




Technorati : , ,

Postar um comentário