Páginas

terça-feira, julho 29, 2014

Um belo nó no pensamento


Costumamos achar que sabemos tudo sobre nós mesmos, nossa maneira de agir, nossos valores, nossas escolhas e muitas vezes chegamos a nos orgulhar de não nos deixarmos influenciar por fatores externos aquilo que consideramos ser a nossa visão de mundo. Em Subliminar, Como a mente inconsciente influencia nossas vidas (Jorge Zahar, 2013, 304p), Leonard Mlodinow vem nos mostrar que as coisas não são bem assim e que nosso inconsciente é bem mais poderoso do que podemos supor em nossas escolhas e atitudes para com o mundo em que vivemos. Não mais aquele inconsciente teórico e repressor explanado por Freud, mas um inconsciente fruto da evolução do cérebro humano, uma ferramenta perfeitamente construída que nos possibilitou sobreviver mesmo com todas as chances negativas num mundo dominado por feras e acidentes naturais devastadores.

O novo inconsciente fruto de muita pesquisa científica e tecnológica que permitiu desvendar mecanismos cerebrais anteriormente só imaginados de forma teórica e que provam a enorme capacidade adaptativa do ser humano. Não apenas somos uma máquina extraordinária, mas também uma máquina em evolução constante e ainda cheia de surpresas a serem desvendadas.

Mlodinow (que é físico e colaborador de uma das mentes mais privilegiadas do mundo, Stephen Hawking, além de ter sido consultor em algumas séries televisivas de sucesso como Jornada nas estrelas e MacGyver), vai desvendando pequenos e valiosos segredos descobertos nas últimas décadas de uma forma divertida e fluente, com uma correção científica precisa e nem um pouco enfadonha, que nos desperta um agradável prazer em prosseguir a leitura e ir testando aquilo que conhecemos sobre nossa forma de pensar e se relacionar com o mundo a nossa volta.

É um livro para ser lido com calma, aproveitando as informações explanadas nos muitos experimentos descritos e que vão formando um incrível panorama do funcionamento de nossa mente, ali cada informação é importante e cada descrição acrescenta algo em que se pensar nesse curioso e fantástico desafio de entender a nós próprios.
 
Edição: 1
Editora: Jorge Zahar
ISBN: 9788537809594
Ano: 2013
Páginas: 304

Nenhum comentário: