Páginas

sexta-feira, julho 18, 2014

Morre João Ubaldo Ribeiro


O escritor baiano (nascido na ilha de Itaparica),  e autor de obras como "O sorriso do lagarto", "A casa dos Budas ditosos" e "Viva o povo brasileiro" morreu na madrugada de hoje (18.07.14), aos 73 anos. Ubaldo teve uma embolia pulmonar em sua casa no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro.
Um dos mais importantes escritores baianos contemporâneos, frequentemente citado entre os melhores romancistas brasileiros, era ganhador do prêmio Camões de Literatura, o mais importante da língua portuguesa e ocupava a cadeira nº 37 da Academia Brasileira de Letras.

O Sorriso do Lagarto foi adaptado para TV numa minissérie da Globo

Sinopse do livro: Numa ilhota esquecida do litoral baiano, um biólogo fracassado vai gastando sua vida como dono de peixaria numa pacata comunidade de pescadores. Mas sua rotina sofre mudanças bruscas quando por lá chegam um grande político da capital e sua fogosa mulher.

Sinopse - A Casa dos Budas Ditosos - Coleção Plenos Pecados: Luxúria - João Ubaldo Ribeiro

Ao receber, segundo afirma, um pacote com a transcrição datilografada de várias fitas, gravadas por uma misteriosa mulher, o escritor João Ubaldo Ribeiro não podia imaginar o que o esperava.

E o inocente leitor, que sequer pode suspeitar o que o aguarda em cada uma das páginas deste livro. Nelas se conta uma vida. E a suposta autora teria enviado seu testemunho para que fosse utilizado para o volume sobre a luxúria da Coleção Plenos Pecados.

O escritor aceitou o oferecimento e o resultado final está agora diante de você. Que deve preparar-se para um relato pouco comum, às vezes chocante, às vezes irônico, sempre instigante. Na verdade, dificilmente a ficção poderia alcançar os limites do que a devassa senhora viveu e narra em detalhes riquíssimos.

Se o leitor tem alguma dúvida, ela logo se dissipará, neste fascinante mergulho na vida espantosa de uma mulher sem dúvida excepcional, cuja narrativa alcança as dimensões de um retrato sociológico de toda uma cultura e uma geração, envolvendo um dos pecados mais indomáveis, e capitais. A luxúria.

Sinopse - Viva o Povo Brasileiro - João Ubaldo Ribeiro

O livro se volta às origens do Recôncavo Baiano para recriar quase quatro séculos da história do país por meio da saga de múltiplos personagens. Viva o povo brasileiro se desenvolve em grande parte no século XIX, mas também viaja a 1647 e avança até 1977. Nele, realidade e ficção se misturam para criar um épico brasileiro com passagens heróicas e cômicas, tendo como pano de fundo momentos decisivos para a história do país, como a Revolta de Canudos e a Guerra do Paraguai.

Sinopses via SKOOB. Junte a nós, também.

Nenhum comentário: