Páginas

sexta-feira, abril 16, 2010

O projeto "De mão em mão" I


(Kiko Moreira)

Todos nós que gostamos de ler, costumamos, ao longo de nossas vidas, adquirir livros, revistas, etc. e, enquanto simples mortais, guardá-los em algum lugar, geralmente sem os devidos cuidados de conservação e, pior, sem oportunizar a outras pessoas a leitura daquelas preciosidades. Mesmo quem consegue manter sua coleção bem cuidada, também acaba por ter livros guardados que ninguém lê (alguns poucos tem a sorte de ver sua coleção ser aproveitada por irmãos, filhos, sobrinhos, amigos, etc.), assim, a principal função do livro, que é ser lido, acaba sendo mal cumprida. E isso num País cuja grande maioria infleizmente não possui hábitos regualres de leitura; contribuindo para isso fatores como: dificuldade de acesso (livros ainda são caros por aqui), falta de hábito, deficiência de aprendizado, competição com outras mídias, e por aí vai.
O "de mão em mão" visa semear um pouco daquilo que temos guardado em nossas coleções particulares e incentivar de maneira indireta o hábito da leitura, através de um pequeno sacrificio pessoal e da espontaneidade. O sacrifício está em abrir mão de alguns volumes e a espontaneidade será resultado do acaso. Não é o primeiro projeto do tipo que conheço, embora não saiba se houve sucesso nos anteriores e até quando foram mantidos.
Funciona assim: Iremos ( e aí vai o convite a quem quiser participar) deixar, propositalmente, livros diversos em locais distintos e publicos, como se houvessem sido esquecidos ali, cada um deles trará na contra-capa um convite para que a pessoa que achou o livro o leia e depois também o deixe em algum lugar para que seja encontrado e lido. Com o convite, haverá uma maneira de entrarem em contato com o blog e assim podermos monitoramos o andamento do projeto. Breve, deixarei aqui no blog um modelo do convite; inicialmente serão deixados 12 livros em pelo menos duas cidades diferentes no interior da Bahia, esperamos a adesão de muitos. Amanhã trago o modelo do convite e a relação de livros. O Convite está feito, quem quiser nos ajudar pode selecionar seus próprios livros, colar o convite e nos informar através dos comentários (em breve através de email) ou pode simplesmente espalhar a idéia.


Nenhum comentário: