Páginas

terça-feira, fevereiro 28, 2006

BDTECAS EM BARCELONA RECEBERÃO 12590 HQs ESTE ANO.

Os leitores das bibliotecas municipais da província de Barcelona (Espanha) estão bem servidos! Além de terem ao seu dispor uma rede com cerca de 180 bibliotecas, possuem um serviço centralizado de compras que no ano de 2005 comprou para as ditas bibliotecas 7.150 volumes de bd, número que aumentará em 2006 para 12.590. Ou seja, cada biblioteca de maior dimensão recebeu 80 títulos em 2005 e receberá mais 170 em 2006. Um dos responsáveis por esta explosão de BD nas bibliotecas é o David Cuadrado (presente no Salão Lisboa 2005 no debate «A banda desenhada nas bibliotecas»), que trabalha na Biblioteca de Tecla Sala , sendo também o responsável pelo boletim dedicado à promoção dos comics nas bibliotecas o COMIC TECLA que já vai no número 19, e da brochura “Còmic: per a totes les miríades” (imagem), uma selecção de obras que podem ser encontradas nesta rede de bibliotecas.(BDTECA DE LISBOA)

Enquanto isso aqui no Brasil tem Deputado (
Simplício Mário (PT-PI) - Projeto de Lei 6581/06), brigando para que os quadrinhos brasileiros sejam publicados pelas editoras nacionais e as bibliotecas estão cada vez mais vazias, menos estruturadas e a população sendo enganada por programas de acelarção e educação para adultos que simplesmente NÂO FUNCIONAM (exceção seja feita ao programa do Instituto Ayrton Senna).
É PRECISO E URGENTE que os povo (cada um de nós) entenda que EDUCAÇÃO é a base de um povo, sem ela continuaremos eternamente dependentes de outros países mais desenvolvidos (vide o exemplo da Coréia e ou pequenos países asiáticos que conseguem gerar grande riqueza hoje devido aos maciços investimentos em educação feitos há 30 trinta anos - Lá PROFESSOR é RESPEITADO).

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui no Brasil as bibliotecas estão se acabando e quando você procura alguma coisa, sempre tem livro rasgado,ambiente sujo...a biblioteca da minha cidade não tem nada, a gente só acha livro da escola e velho que não serve nempra fazer pesquisa.