Páginas

segunda-feira, março 28, 2011

Presidentes: Memória


Costumo observar em alguns filmes americanos a importância que os de lá dão a seus presidentes, nas escolas suas vidas são estudadas e os alunos sabem a ordem de cada um deles na linha de tempo desde George o Washignton (o primeiro) até Mister Obama (44º). Parece haver até um ranking dos mais queridos e mais odiados (rsrsrs), isso sem contar a homenagem recebida por alguns deles entalhada no monte Rushmore, localizado no estado de Dakota do Sul.
Por aqui os nossos presidentes e suas vidas são quase desconhecidas, à exceção de Lula (que virou filme) JK (mini-série global), Collor (sempre associado a corrupção, mas cuja história é desconhecida pelos mais jovens) e Getúlio Vargas (venerado pelos mais velhos e marcado pelo suicídio, mas igualmente desconhecido pelos jovens). Assim, me chamou a atenção uma coluna especial do jornal Estado de São Paulo:
"De Deodoro a Dilma" pretende montar um quadro com a biografia de todos os presidentes da república, contando fatos curiosos, o que fizeram, qual o legado de cada um. A visita vale muito a pena, lá descobri coisas interessantes, como presidentes que governaram menos de duas semanas e até quem preferia cavalos a gente. Ficou curioso? Acessa o link e confira curiosas histórias. A sua história...

Nenhum comentário: