Páginas

sábado, setembro 27, 2008

Obra completa de Machado de Assis cai na rede.

O mais importante escritor brasileiro

A obra completa de Machado de Assis em formato digital já está disponível ao público na Internet. A página eletrônica entrou no ar nesta terça-feira, 23 de setembro. coleção digital Machado de Assis é resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público - a biblioteca digital do Ministério da Educação (MEC) - e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (Nupill), da Universidade Federal de Santa Catarina.
O site possibilita uma navegação rápida e eficiente para consulta, e deverá ser muito útil para estudantes e leitores em geral. No Ano Machado de Assis esta ação do portal Domínio Público, do MEC, toma uma dimensão importantíssima, ao possibilitar, ainda, a contribuição de diversos especialistas na obra de Machado”.

A edição digital é composta por 246 arquivos, que se apresentam para leitura em tela e para download, nos formatos html e pdf. De acordo com o coordenador do Portal Domínio Público, Marco Antônio Rodrigues, “há na internet muito material relativo a Machado e sua obra, mas, salvo engano, é a primeira vez que se faz um esforço concentrado de se publicar sua obra completa, em edições revisadas segundo critérios específicos. Na verdade, esse esforço relativo a Machado precisa ser replicado com outros autores da literatura de língua portuguesa cujas obras já sejam de domínio público. É dever de todos cuidar desse patrimônio”.

Clique na imagem para ir ao site


Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br


Postar um comentário