Páginas

quarta-feira, maio 23, 2007

Homem aranha 3

Emoranha

Finalmente fui assistir a "Homem-Aranha 3", arranjei um tempinho e viajei meus 56 quilômetros com a família para ir ver o filme (não contei que aqui em Mutuipe city não temos cinema?). Santo Antonio de Jesus possui duas salas no shopping de lá, não são um multiplex, mas quebram bem o galho; fui cedinho com medo de estar lotado, já que um amigo me disse que foi um verdadeiro inferno a estréia por lá (e os dias subseqüentes), estava vazio.Vi o filme com a admiração de um fã e acho que agora posso dar meus pitacos também, afinal todo mundo já deu os seus e os meus não devem ser tão tardios.

HOMEM ARANHA 3 - O FILME - MEUS PITACOS:

Lembro de ter tido uma discussão com um amigo quando o primeiro filme estreou, ele queria ver Gwen Stacy nas telas e saiu amargurado porque a cena mais dramática da vida do Aranha foi corrompida, ele odiou ver a Mary Jane ser jogada da ponte do Brooklyn e ainda por cima ser salva... Mas aquela, para mim foi a decisão mais acertada, afinal Gwen havia morrido há anos nos quadrinhos e, a exceção dos fãs mais antigos, ninguém mais se importava tanto, o Aranha estava casado com a Mary Jane e isso fazia sentido há décadas. Imagine então a minha decepção ao ver ressurgir nas telas a nossa velha Gwen; que se já não bastasse ter sido transformada numa P%$#@ traidora nos quadrinhos, corneando o "amigão da vizinhança" com seu pior inimigo (numa série de estórias que além de tristes, são muito mal escritas e nada acrescentam a mitologia do personagem), viu-se transformada numa blondie que namora o Eddie Brock! Santa Paciência, Robin!. Era preferível que ele a tivesse esquecido de vez. Se era pra causar algum triangulo amoroso no filme, seria melhor ter usado a Betty Brant, que também foi namorada do Peter e que sempre apoiou o pobre rapaz (como inclusive é mostrado no filme).

A morte de Gwen Stacy

Na cena do prédio juro que pensei que o Capitão Stacy iria morrer soterrado embaixo dos escombros (o que eles estão fazendo...?), felizmente, apesar da referência parecem que abandonaram a intenção (se é que houve alguma)... Resta saber uma coisa: Se houver um quarto filme, o que acontecerá a Gwen Stacy? Irá sumir da trama? Morrer de outra forma traumática diferente dos quadrinhos? (o que não iria causar o impacto da morte original e não faria sentido algum para o personagem). É. Melhor teria sido não tê-la incluído.

O resto do filme parece que irá decolar como o planador do duende-verde, mas não chega a alçar grandes vôos, não que o filme seja ruim, ao contrário é ótimo. Mas é impossível sair do cinema sem aquela sensação de que ficou faltando alguma coisa; com certeza o fato de haverem três vilões no filme diminui o impacto da aparição de cada um deles. A galeria de vilões do Cabeça de Teia é farta e muito boa, justamente por isso mereceia uma consideração melhor. A origem do Homem-areia é genial e muito bem mostrada, ainda que seu conflito interno fique "clichê demais", sem superficialidade, além o recurso de "eu sou o vilão que deu origem a responsabilidade heróica do mocinho" já não era bem aceita desde Tim Burton e seu Batman. Tenha dó!
A origem de Venom, com uma simples e boa saída pra explicar o simbionte alienígena, apesar de extremamente fiel aos quadrinhos (embora até agora eu queira saber porque o aranha foi parar naquela igreja... Se você leu a saga nos quadrinhos sabe que aquilo não foi "a toa" como no filme), se deu de forma muito rápida, igualmente sem profundidade e pra piorar sem explorar devidamente o cárater psicológico/psicopata do vilão. Raptar Mary Jane e a colocar entre dois edifícios? Grande coisa! Cadê os conflitos, as ameaças, a angústia de Peter em saber que o Venom sabe? - falando nisso.... O Peter Parker quando dominado pelo simbionte vira um Emo? Ah, tá! Vou nem falar nada. Agora, com tudo isso o filme ainda vale cada centavo gasto com o ingresso, resta esperar o quarto filme, com o Lagarto é claro!

UM HOMEM ARANHA 4?

Claro que acho que deve ter um quarto filme. Depois de todo o processo evolutivo mostrando o Dr. Connors, seria uma injustiça não o ver finalmente transformado naquele que considero o pior vilão depois do Duende-verde, afinal é mais um da galeria de "amigos de quem o Peter realmente gosta". E o fato dele ter tido contato com o simbionte possa acender nele a chama que o levou às pesquisas com regeneração (ou não lembram que essa é uma das propriedades do bichinho do espaço?). E quem sabe o Duende em pessoa possa dar as caras, afinal nos quadrinhos ele já ressucitou mesmo e nos filmes (pra quem não notou) ele esteve presente puxando as cordinhas desde o além. Que venha o LAGARTO!



Technorati : , , , ,

Powered by Zoundry

Nenhum comentário: