Páginas

quarta-feira, agosto 30, 2006

Eleições - acompanhando seu candidato

As eleições se aproximam e vamos acompanhando os embates pela TV dos nossos candidatos (sim! eles são seus candidatos sim!); propostas reais não vemos nunca, é até compreensível já que o espaço na TV serve para popularizar o candidato e não para esmiuçar detalhes de plano de governo, o que aliás, seguindo a lógica de Heloísa Helena, não serve para nada já que "plano de partido é diferente do plano de governo" o que justificaria inclusive por que o ilustre senhor Lula girou nos calcanhares após assumir o governo e abandonou praticamente tudo que propagou durante anos de campanha política, mas essa é outra discussão, afinal não creio que seria possível adotar nenhuma guinada radical mesmo ou iríamos destruir o pouco de desenvolvimento que começamos a erguer lá atrás, ainda nos tempos colloridos da república, queiramos ou não.
Isso tudo só nos mostra o quanto devemos nos esforçar para conhecer um pouco mais do candidato em quem estamos votando (voto nulo e em branco nem pensar, isso só atende aos interesses deles); a internet nos fornece esse instrumento seja através dos sites dos candidatos ou de páginas como a TRANSPARENCIA BRASIL que possui vários perfis de candidatos à reeleição para a câmara dos deputados, formado a partir de informações de domínio público, lá é possivel encontrar os financiadores de campanha, as ações já feitas pelos candidatos durante o último mandato, se ele está envolvido nos recentes escândalos, à quantas sessões ele compareceu (importantíssimo para saber se o cara mais trabalha ou passeia...), etc. Vá até lá e confira o perfil do seu candidato e lembre-se: Se você vota mal ou escolhe mensaleiros, sanguessugas e corruptos para tomar decisões que afetam a sua vida, você está escolhendo ser roubado e ainda convidando o ladrão a passar em sua casa e tomar um cafézinho. Clique na figura abaixo.
NÃO VOTE EM MENSALEIRO NEM SANGUESSUGA

terça-feira, agosto 29, 2006

Sonhos de consumo

O Natal logo logo está ai e você não quer ser lembrando por ter dado aquele cartãozinho mixurica quer? Então aproveite que estou de bom humor e dê uma pescadinha da minha lista de pedidos ao Papai Noel, quem sabe você se inspira e compra um presente decente e diferente.



Querendo dominar o mundo? Você vai precisar dessa linda cadeira, afinal quem iria respeitar um grande vilão sem um trono digno de sua prepotência?


Seu namorado largou você? Compre esse faqueiro dê o nome do dito a ele e "olha a facA!" - Tem 25 anos de garantia, suporte magnético pras facas não caírem e ...cores variadas.

A brincadeira de "polícia e bandido" ficou mais divertida, essa pistola emite um pequeno sinal que é recebido pela pessoa que veste "o escudo" se ela "for atingida"`, dando um leve choque na vítima; é o fim da briga para saber se o bandido foi pego ou não pelo tiro certeiro do mocinho.

Se alguem quiser me dar um presente de natal, pode encomendar essa beleza de máquina de expresso, design italiano e café no ponto. Só 1500 euros...Quer se sentir igual ao De Niro interrogando o genro em "entrando numa fria"? Coloque a mão de seu amigo aqui e faça a ele uma pergunta, se ele estiver mentido: Choque nele. Lembre-se isso não é um briquedo para crianças. (eu tenho um amigo que ia adorar ter uma dessas...)
O sudoku invadiu mesmo a mídia e está realmente se tornando uma mania; bem, agora você pode tornar seus momentos mais íntimos também mais prazerosos e ir exercitando o cérebro enquanto se desfaz das preocupações mundanas...
Sei não, mas acho que esse "funcional" mais atrapalha do que ajuda, já imaginou quanta tralha você tem que abrir para achar a lixa de unha???

domingo, agosto 27, 2006

Zen em quadrinhos, prostitutas e presidentes

Profissão Prostituta

Você sabe qual a profissão nº 5198 descrita no site do Ministério do trabalho? Não?! Pois saiba que ali está descrita minusciosamente a profissão mais antiga do mundo: A de prostituta, ou melhor, profissional do sexo, que é mais bonito e politicamente correto. A página do governo faz umas descrição geral da profissão e de suas áreas de atuação, dá dicas de onde "achar o cliente" e de como "vender o produto". Eis a definição profissional:
"Batalham programas sexuais em locais privados, vias públicas e garimpos; atendem e acompanham clientes homens e mulheres, de orientações sexuais diversas; administram orçamentos individuais e familiares; promovem a organização da categoria. Realizam ações educativas no campo da sexualidade; propagandeiam os serviços prestados. As atividades são exercidas seguindo normas e procedimentos que minimizam as vulnerabilidades da profissão."
Algumas dicas muito boas descritas ali (que aliás, servem pra todos nós):
1 Negociar com o cliente o uso do preservativo
2 Usar preservativos
3 Passar gel lubrificante à base de água
4 Participar de oficinas de sexo seguro
5 Reconhecer doenças sexualmente transmissíveis (DST)
6 Fazer acompanhamento da saúde integral
7 Realizar campanhas sobre os riscos de uso de hormônios
8 Realizar campanha sobre os riscos de uso de silicone líquido
9 Denunciar violência física
10 Denunciar discriminação



Presidentes

Outra opção bem legal nas páginas do governo é visitar o site da Presidência da República, a seção infantil do site trás uma muito bem vinda biografia da vida de todos os presidentes que já governaram esse querido País, excelente para se conhecer um poiuco do que eles fizeram (de bom e de ruim) e introduzir noções de política e cidadania no dia a dia das crianças, mostrando-lhes a importância de acompanhar a vida política do Estado. Também há jogos e brincadeiras para a diversão dos pequenos futuros eleitores. Clique na figura acima.

Zona Zen

Vou deixar os próprios caras falarem.

"Zona Zen é um projeto criado a partir de uma necessidade de histórias que façam as pessoas pensarem em seus relacionamentos. Conversando com uma amiga psicóloga, ela mencionou que seria bom se existissem mais historias em quadrinhos que falassem sobre o que os homens pensam sobre as mulheres, mas apenas isso seria pouco, já que temos muitos assuntos importantes para abordar. Abrir o leque de temas para relacionamentos em geral foi uma solução melhor para conquistar uma quantidade maior de leitores. São historias que trabalham conceitos e idéias sobre o relacionamento humano, mas sempre procurando fazer as pessoas abrirem as cabeças e deixarem os pré-conceitos de lado. Essa não é uma tarefa fácil, pois muitos desses pré-conceitos estão bem fixados nas mentes de muitos leitores. Usando as historias em quadrinhos como meio de comunicação, acreditamos conseguir passar as idéias a todos, e deixar esse trabalho mais fácil e mais gostoso de se produzir."

Proibição de strippers em funerais, bebês em secadoras e outras mais...

Meteu bebê na máquina de secar

É australiano, tem 21 anos, e estava a tomar conta de uma bebê de 14 meses quando decidiu meter a menina numa máquina de secar roupa só «para a distrair». Causou-lhe queimaduras graves e declarou-se agora culpado perante um tribunal de Perth (oeste do país), arriscando uma pena de prisão.
Samuel Barnes-Siddall, de 21 anos, que arrisca ser condenado a uma pena de prisão efectiva, estava a tomar conta do bebê, em Maio, enquanto a mãe se ausentara de casa para fazer ginástica.
Depois de a criança ter entornado um medicamento na roupa, Sidall colocou-a na máquina, que ligou fazendo-a girar durante cerca de dois minutos. Como consequência, a menina teve de ser hospitalizada com queimaduras nas mãos e nos pés, e arranhadelas nas costas e no rosto.
Em sua defesa, o advogado de Samuel Sidall afirmou que o cliente não agiu com raiva do bebê, já que o queria «divertir», mas o ministério público considerou que o caso merecia pena de prisão imediata. O arguido aguarda em liberdade a sentença, que será anunciada a 30 de Agosto.
Lutar contra o diabo...com barulho

Uma família de sete que mora num apartamento em Berlim está prestes a ser «despejada» depois de vários vizinhos terem feito queixa do barulho que fazem nas suas sessões de reza nocturnas. O barulho é tal que acordam os vizinhos. Mas é necessário para vencer o mal, garante o chefe da família alemã.
Segundo a MSNBC, Pierre D., de 42 anos, garante não «querer incomodar os vizinhos, mas o volume alto é necessário na batalha contra o demónio». A família está agora em tribunal para lutar pelo direito de ficar no prédio e rezar alto a altas horas.
«Temos de trabalhar de manhã e precisamos de dormir à noite», queixa-se o vizinho taxista desta família católica. Horst Berghahn já pediu ao vizinho que rezasse mais baixo mas não viu a sua prece concedida.
Strippers proibidas nos funerais

Cinco strippers foram detidas no Leste da China, na província de Jiangsu, por «performance obscena» num funeral, noticia a agência Xinhua.
A detenção deveu-se à actuação das bailarinas num funeral de um agricultor.
Mais de 200 pessoas assistiram ao serviço fúnebre bastante animado.
«Striptease era uma prática corrente nos funerais de Donghai, nas áreas rurais», disse uma fonte que assistiu ao acontecimento.
«Populares acreditam que quantas mais pessoas vieram ao funeral, mais honrado será o falecido».
Residentes têm sido encorajados para denunciar estes funerais diferentes, num número telefónico para o efeito, recebendo uma recompensa pelas informações.

Montanha desenvolve seios

Uma montanha na China parece um par de seios. Localizada a 12 quilómetros da cidade de Zhenfeng, na província de Guizhou, as montanhas parecem ter sofrido uma transformação gradual até se assemelharem a dois seios bem desenhados.
A montanha é usado como espaço de trabalho da comunidade e, acima de tudo, é também cenário para fotografias de casamentos. Os noivos acreditam que as imagens naquele local, no dia do enlace, é sinal de boa sorte e fortuna para o matrimónio.
Notícias reproduzidas de Portugaldiário

quarta-feira, agosto 23, 2006

Txeots itnersastnes

Bem, ainda estou meio sem tempo e inspiração, mas não estou disposto a deixar o blog parado, então resolvi postar alguns textos que recebi por e-mail de alguns amigos e desafiá-los a refletir sobre o assunto, pode seguir em frente. Os textos são muito legais.
texto 01 - Nsoso crebero é mraviholso
Veajm como é intreessnate nsoso céerbro: De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremriae utmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrteaisladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa! Enetdeu??
texto 02 - Exclusão social (ah! se fosse simples assim...)
Cenário: Pai trabalhador e filho estudante dentro do carro a caminho da escola.
Filho: - Pai, já que roubaram o som do carro, vamos conversar um pouco?
Pai: - Claro, filho.
Filho: - Pai, o que é inclusão social?
Pai: - Bom filho, é que muitas pessoas têm muito e outras nada têm, a inclusãoconsiste em dar direitos iguais a todos.
Filho:- Ah tá, os integrantes do MST são um exemplo de excluídos, né?
Pai:- Isso, filho.
Filho: - Pai, o que eu devo ser quando crescer?
Pai:- Bom, primeiro escolha uma profissão que você goste, depois estude muito,mas muito mesmo, e depois trabalhe muito mais, dia e noite, só assim você será alguém na vida.(Atrasados para a escola, o pai pára sobre a faixa de pedestres e é multado,além de ser maltratado pelo policial).
Filho: - Pai, o que houve?
Pai: - Fomos multados, filho
Filho:- Mas por que?
Pai:- Porque estávamos bloqueando a passagem ,filho.
(Um pouco adiante o trânsito pára, a marcha do MST está passando).
Filho:- Pai, por que eles estão bloqueando nosso caminho?
Pai:- É a marca do MST, filho.
Filho: - Ah tá, e aqueles policiais estão multando eles, né?
Pai:- Não filho, estão escoltando eles.
Filho:- Ué, mas nós estávamos bloqueando a passagem e fomos multados emaltratados, e eles estão bloqueando tudo e são escoltados?
Pai: (silêncio)
Filho:- E o que é aquilo ali?
Pai:- É o refeitório deles
Filho: - Ah sei, lá eles gastam aqueles vales-refeição igual ao seu, que ganhada empresa na qual trabalha.
Pai:- Não, filho, o governo paga a alimentação pra eles.
Filho: - Ué, e por que não paga pra você também?
Pai: (silêncio)
Filho:- E aquela ambulância lá? Ah já sei, é por causa do plano de saúde queeles pagam, né, como você paga pra poder ter assistência médica, né?
Pai: - Não filho, eles não pagam plano de saúde.
Filho: - Ué, não entendi.
Pai:- É o governo que está pagando essas ambulâncias que você está vendo.
Filho: - E por que você paga plano de saúde então?
Pai: (silêncio)
Filho:- Por que a maioria deles está com rádio?
Pai: - Porque o governo doou 10.000 radinhos pra eles se comunicarem.
Filho: - Pô, e a gente sem som no carro, e você fala que precisa trabalhar pra comprar outro, vamos pedir pro governo então.
Pai: - Eles não nos dariam, filho.
Filho: - Ah, já sei. Você reclama que paga 40% de tudo que ganha pro governo,mas com certeza eles pagam muito mais, né? Eles têm todas essas regalias!
Pai:- Não, filho, eles não pagam nada.
Filho: - Como assim!?
Pai: (pensativo, em silêncio).
Filho: - Pai quero parar pra falar com eles.
Pai: - Não adianta filho, eles só falam através de assessor de imprensa.
Filho: -Que legal!, vamos contratar um assessor de imprensa pra nós, pai?
Pai:- Filho, isso é muito caro, eu precisaria trabalhar o triplo do que trabalho, pra poder pagar um assessor de imprensa.
Filho:- Mas eles nem trabalham e têm?
Pai- Mas é o governo que paga, filho.
Filho:- Pai, não foram eles que invadiram um prédio público e fizeram a maior bagunça?
Pai: -Foram sim, filho
Filho: - E o que aconteceu com eles?
Pai:- Nada, filho
Filho:- E por que eu fiquei de castigo e levei uma baita bronca porque quebrei a lâmpada do poste jogando bola?.
Pai: -Porque você tem que cuidar e respeitar o patrimônio público, filho.
Filho: -E eles não precisam?
Pai: (silêncio)
Filho: -Pai, vamos com eles?
Pai:- Claro que não, filho, você precisa estudar e eu preciso trabalhar.
Filho: O QUE??? PODE PARAR, EU VOU COM ELES, APRENDI QUE OS EXCLUÍDOS SOMOS NÓS,QUERO MINHA INCLUSÃO JÁ !!(desce do carro e se junta à passeata).
Pai: (silêncio)
Mudança de Paradigmas (by Max Gehringer?)
Fala-se muito na necessidade de mudança, na quebra de paradigmas, em reconstrução e em reengenharia. E isso pode ser bom, mas também pode ser uma armadilha. Foi o que aconteceu com a pulga. Duas pulgas estavam conversando e uma disse para a outra: - Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí, nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas no mundo: - Moscas voam. E elas tomaram a decisão de aprender a voar. Contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa intensivo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra: - Sabe? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro. Portanto, o nosso tempo de reação é menor do que a velocidade da coçada dele. Temos que aprender a fazer como as abelhas, que sugam e levantam vôo rapidamente. E elas contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu. Porque, como a primeira pulga explicou: - Nossa bolsa para armazenar sangue é muito pequena, por isso temos que ficar sugando por muito tempo. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando adequadamente. Temos que aprender com os pernilongos como é que eles conseguem se alimentar com mais rapidez. E um pernilongo lhes prestou uma consultoria sobre como incrementar o tamanho do abdômen. E as duas pulgas foram felizes. Por poucos minutos. Como tinham ficado muito maiores, sua aproximação era facilmente percebida pelo cachorro. E elas começaram a serem espantadas antes mesmo de conseguir pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha dos velhos tempos: - Ué, o que aconteceu com vocês? Vocês estão enormes! Fizeram plástica? - Pois é, nós agora somos pulgas adaptadas aos grandes desafios do SÉCULO·XXI. Voamos ao invés de saltar, picamos rapidamente e podemos armazenar muito mais alimento. - E por que é que vocês estão com essa cara de subnutridas? - Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar também a técnica do radar. E você? - Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sacudida. Era verdade. A pulguinha estava viçosa e bem alimentada. Mas as duas pulgonas não quiseram dar a pata a torcer: - Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma consultoria? - E quem disse que eu não tenho uma? Contratei uma lesma como consultora. - Hã? O que lesmas têm a ver com pulgas? - Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês. Mas ao invés de dizer para lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse bem a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela ficou ali três dias, quietinha, só observando o cachorro, tomando notas e pensando. E então a lesma me deu o diagnóstico da consultoria: - "Você não precisa fazer nada radical para ser mais eficiente... - E isso quer dizer o que? - O que a lesma me sugeriu fazer: - "Sente no cocuruto do cachorro. É o único lugar que ele não consegue alcançar com a pata". Esta estória nos ensina que muitas vezes, uma 'grande mudança' é apenas uma simples questão de reposicionamento.

segunda-feira, agosto 21, 2006

Ué? cadê eu?

Olá pessoal assíduo do blog (uns três ou quatro, eu calculo. Olá KdEu?! Tô de volta...) me desculpem a falta de atualizações, creditem isso a um pouco de falta de inspiração, falta de tempo e problema no meu servidor de internet; mas prometo não vos abandonar, é pode dizer que fui contaminado pelo horário eleitoral (você está assistindo? espero que sim e que esteja pensando bem em quem votar).
Prometo que logo estarei de volta com força total e, espero, algumas novidades; enquanto aguardam dêem uma olhadinha nesse sites interessantes que achei navegando por ai, vale a pena.

Já pensou em abrir o jornal na página policial e ver manchetes como: Ladrão furta capacete rosa da Hello Kitty e Meninas Superpoderosas ou Manco tenta assaltar lanchonete e não consegue fugir ? Então dá uma passadinha no Positivo e operante, um blog de Cuiabá (MT) que coloca no ar as notícias policiais mais inusitadas (e divertidas) da cidade. É impressionante como ainda somos capazes de rir com isso. Clique no banner abaixo.


Tá sem ter o que fazer a acha que seria legal se fantasiar de Alien e refilmar "A ressurreição" com um final diferente ou quer apenas assustar os amigos do acampamento de férias? clique abaixo e se descobrirem um vídeo cara por ai me avisem.


Não que brincar de Alien e prefere dedicar seu tempo livre à causa ecológica? então vá ao site do COMPET um programa do Governo federal para racionalização do uso dos derivados de petróleo e gás natural, aproveite para aprender e conversar com o ED, um robozinho virtual muito legal, que parece ter todas as respostas.

Quer ver um truque muito bem feito? clique abaixo e surpreenda-se.



E aí?Gostou? Intão comenta, Uai!

quinta-feira, agosto 10, 2006

A impressionante arte de Julian Beever

Julian Beever é um famoso artista inglês que consegue dar a seus desenhos um impressionante efeito de tridimensionalidade quando vistas de determinados angulos, veja abaixo algumas de suas obras feitas em calçadas e muros.


Pura diversão!

encurralado pela justiça

A mesma imagem vista de outro ângulo


Quer ver mais? Site do artista ou AQUI

Coisas de Brasil: Perguntas que não calam em minha mente

Existe um lugar em que as pessoas comuns assistem impassíveis ao desenrolar da vida político-social de seu país, onde não se vê pessoas nas ruas reclamando de nada, onde a capacidade de mobilização é nula, onde se acostumou a ver escandalos na TV como se fossem novelas em que ninguem torce pelos mocinho, até porque parece que a novela não tem mocinho, somente bandidos e, como numa novela, parece que não podemos modificar o final que seu autor decidir...Mas! lembrei agora que algumas novelas já tiveram seus finais modificados por causa do público, então talvez seja possível sim mudar a novela da vida real, só depende de cada um de nós começar a cobrar dos "autores" maiores responsabilidades com os personagens, que eles façam os mocinhos aparecerem e coloquem os bandidos nas cadeias, que eles criem mecanismos para que esses bandidos não voltem à cena e que paguem por seus crimes sem o artifício da loucura, tão comum nos folhetins.
Será que continuaremos a ver atônitos (ou será que mais nem isso) o desenrolar desse pastelão: Quem deveria cuidar da justiça se aliando a bandidos; presos tendo direitos que muitos brasileiros ainda nem conhecem; políticos concorrendo a eleições apesar de estarem respondendo a processos por corrupção; ataques frontais ao Estado, sem que medidas sejam tomadas; cidadãos tendo que se esconder porque esse ou aquele marginal decretou luto?
Vi agora pela manhã um senhor dizendo que não liberar presidiários do semi-aberto por causa de 10% que não voltarão às cadeias seria prejudicar os outros 90% que devem voltar; a senhora juíza os liberou "porquê não há provas de que eles vão cometer crimes..." - Eu me pergunto: E a coletividade das pessoas aqui fora que será assaltada, sequestrada e morta por causa desses "10%" pode ficar prejudicada? - Há provas de que eles não irão cometer crimes? - A senhora juíza conhece o caráter de cada um dos 10 ou 12 mil presos que ela está liberando? Pode garantir que são presidiários que querem ser reabilitados? É justo a população pagar por isso?
É justo que você pague à família do preso um salário mínimo pelo fato do descarado ter roubado alguem e ter tido o "azar de ser preso"? - Porque se fala tanto em proteção à criança, mas se permite que o preso tenha encontros íntimos e traga ao mundo mais crianças que já nascerão sob o peso da criminalidade? Por que se permite que crianças visitem seus pais (e as vezes nem são pais mesmo) na cadeia e sejam expostas aquele ambiente terrível, sendo sujeitas a virarem reféns, serem influenciadas pelas companhias de seus pais presos, crescerem romantizando aquela vida de bandido e depois se vai a TV para falar de "proteção à infância"?
É justo que alguem que aos 17 anos cometa um homicídio e esteja solto após 03 anos de internamento, sem que nenhum registro disso permaneça? Será que esse alguem realmente não tem consciencia do que fazia? Ou seria mais justo que ele fosse avaliado para se determinar seu grau de entendimento?
É justo que quem cometa um crime seja solto após cumprir um sexto da pena, simplesmente por que não havia registro anterior de que tenha cometido outro crime? É justo que se gaste o dinheiro de nossos impostos cada vez que um vagabundo é condenado a mais de 20 anos em júri popular, por que ele tem direito automaticamente a outro julgamento? POR QUE TEM QUE SER JULGADO DUAS VEZES?
Por que uma pessoa é condenada a "X" tempo na cadeia e acaba ficando "X+Não sei mais quanto tempo" porque não existe um mecanismo que facilite a soltura dessa pessoa? Por quê é tão difícil se criar presídios diferenciados pelo tipo de crime cometido e se mistura o "ladrão de galinha" com o homicida e o sequestrador? Por que crimes cometidos contra agentes do Estado não são punidos mais rigorosamente? Por que invés de "delação premiada" reduzindo penas nós não temos "obstrução de justiça" aumentando a pena de quem deixar de colaborar?
Alguem aí pode me responder a isso?

sábado, agosto 05, 2006

Actroid Repliee DER-type 001

50 quilos de beleza, a próxima geração irá até paquerar.

A próxima geração de humanos

O futuro da humanidade é uma incerteza, não sabemos até quando seguiremos como os 'mestres' da criação, mas uma coisa já podemos afirmar: Toda aquela previsão vista em inúmeros filmes de ficção científica está cada vez mais próxima da realidade; daqui a algumas poucas dezenas de anos teremos a companhia de humanóides iguais a nós, mais fortes, mais rápidos e mais precisos nas tarefas de que se incumbirem; capazes de reagir a estímulos externos e tomar decisões com a velocidade do pensamento humano, com a diferença de serem decisões tomadas após checar e rechecar todas as variáveis possíveis.

veja mais da Actroid no vídeo acima

Estamos falando dos robôs, andróide e ciborgues que invadirão nossas vidas e tornarão o mundo algo parecido com o que vimos em diversos filmes futurísticos como Blade Runner, Eu robô, ghost in the shell; só para citar alguns. Tais organismos cibernéticos não serão tão facilmente reconhecidos nas ruas, à exceção daqueles cujas tarefas sejam menos "nobres", eles terão aparências humanas, com pele e estatura similar, talvez alguuns reclamem da semelhança e as fábricas os faça com uma coloração diferente, mas jovens humanos irão mimetizar tais diferenças tornando quase impossível distinguí-los. Tais organismos tomarão decisões e promoverão uma interação cada vez maior com o ser humano, afinal teremos humanos dotados de partes cibernéticas corrigindo suas deficiências (O pagamento, Johnny Mnemonic) e auxiliando outros a fazer melhor as suas tarefas. Os andróides estarão nas casas, realizando tarefas domésticas, servindo de companhia ou de objeto de prazer.


O que me dá tanta certeza? Bem é só olhar para as imagens desse post. A Actroid tem pele que imita a humana e apesar de não se mover, é capaz de interagir com as pessoas ao seu redor, prestando informações e mudando de humor a depender das pessoas com quem conversa. A Ever-1 reconhece mais de 400 palavras, expressa raiva ou alegria e em breve será capaz de paquerar indivíduos.

Nas ruas em 04 rodas, mas nas calçadas e interiores o iUnit assume uma forma que deixa o usuário a altura de uma pessoa em pé

No campo das interações mais drásticas já podemos contar com nanoeletrodos implantados no cérebro que irão ajudar portadores de necessidades especiais, como tetraplégicos, a se virar sozinhos e com menor dependencia da ajuda de terceiros, um chip já foi testado com sucesso nos Estados Unidos. Exoesqueletos como o Bleex serão usados para auxiliar soldados e trabalhadores, dando-lhes forças extra paracaminhar mais tempo sem fadiga e com peso acima da capacidade normal; veículos como o iUnit e o iWalk da Toyota em breve estarão no mercado tornando mais fácil a vida de quem tem problemas de locomoção.

quinta-feira, agosto 03, 2006

Educação? pra quê?

Uma reportagem me chamou a atenção essa semana e eu teria me pocado de dar risada, não fosse assunto extremamente preocupante e sério. Determinado candidato à Presidência do País respondia para a reporter, que lhe havia perguntado sobre as críticas que ele recebera por "só falar em educação" - ele muito preparado apenas respondeu: "Se eu falasse só em economia estaria alguém me criticando?".
Fato: A educação é a principal "mola mestra" do desenvolvimento e isso já está mais do que devidamente documentado. Onde há investimento em educação, as pessoas conseguem obter um padrão de vida melhor e o lugar acaba desenvolvendo-se mais rápido e mais solidamente, vejamos o exemplo demonstrado numa reportagem da revista Veja meses atrás, que mostrava as diferenças gritantes entre a Coréia (um dos maiores desenvolvimentos econômicos do mundo) e o nosso querido País; Numa comparação que tinha como ponto inicial o ano de 1960, período em que a Córeia estava imersa numa famosa e sangrenta guerra civil e o Brasil ainda não estava contaminado pela ditadura, os dois países possuiam índices de analfabetismo em torno de 35% da população, hoje a Coréia tem quase 0% de analfabeto e a grande maioria dos jovens chegam a faculdade (82%), os professores são muito bem remunerados (cerca de 6 mil dólares) e as esolas recebem investimentos maciços do governo. Aqui apenas 18% dos jovens consguem chegar à faculdade, há uma taxa oficial de 13% de analfabetos (sendo que um indice do Instituto Paulo Montenegro aponta que somente 25% dos alfabetizados consegue utilizar funcionalmente o alfabeto...) e as escolas vêem tudo menos investimentos.
Não seria a hora de comerçarmos a cobrar mais dos nossos governantes que olhassem para a educação?
lembre-se que uma pessoa educada está apta a fazer escolhas e não apenas seguir as escolhas alheias. Somente a Educação vai lhe dar os instrumentos para que você possa decidir o seu futuro, por isso pense bem nesses meses que se aproximam e vote naquele candidato que apresente proposta concretas, veja, avalie, ouça opiniões contrárias e escolha. Depois de escolhido o seu candidato, acompanhe o trabalho dele, cobre, critique, faça ele ver que ele depende de você, do seu voto, e que ele deve lhe representar e não representar os seus proprios interesses, assim quem sabe podemos construir um futuro melhor.